Luciana Mattiotti Reabilitação Oral
 
  Orientações
Dicas Mais Acessadas

Pensando em agradar os pacientes, inclusive aqueles com fobia de dentista, elaboramos uma arquitetura onde o paciente sinta-se o mais confortável possível. Ambiente agradável e acolhedor, com tecnologias para tratamentos o mais indolor possível.

Importância da Saúde Bucal na Saúde Geral

A saúde começa pela boca. Os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, na fala e na estética, influenciando diretamente a auto-estima do indivíduo e no seu contexto social.O dente é um órgão vivo, que faz parte do nosso organismo. Os incisivos cortam, os caninos rasgam, os pré-molares trituram e os molares amassam os alimentos, contribuindo assim para a digestão.
O Processo da mastigação é acionado por vários músculos da face que promovem movimentos para cima para baixo e também lateralmente. O alimento deve ser mastigado várias vezes para que seja devidamente aproveitado pelo organismo. Na mastigação, o alimento é reduzido a finas partículas que, misturadas com a saliva, converte-se numa massa pastosa: o bolo alimentar, sendo esta a primeira fase da digestão.

A saliva é rica em minerais como o cálcio e fósforo, que compõem o esmalte do dente; portanto, quanto maior a quantidade de saliva presente, menor a possibilidade de adquirir a doença cárie.
A boa mastigação garante um suave deslizamento do bolo alimentar pela faringe,devido à contração dos músculos da língua, assegurando a entrada do material deglutido no esôfago, seguindo para o estômago.A língua contribui também para a limpeza dos dentes, na fonação e no paladar.

Além disso, grande parte das doenças sistêmicas podem ter origem a partir de uma infecção buco-dentária, a exemplo do reumatismo articular agudo, nefrite, artrite, gastrite, endocardite, entre outras.Muitas doenças sistêmicas manifestam-se na cavidade bucal, procedendo, às vezes, a sua sintomatologia clínica.Este é o caso do sarampo, HIV, Leucemia ,entre outros.

Dicas Importantes:

  1. Para evitar a cárie e a formação de tártaro,nunca deixe de escovar os dentes por mais de duas hora após as refeições.
    Após esse período, inicia-se a formação de tártaro, que só pode ser retirado pelo dentista;
     
  2. A placa bacteriana também se acumula na língua.Por isso,escove-a sempre ao final da escovação dos dentes;
  3. Para garantir um bom resultado da sua escovação,troque sua escova a cada três meses ou até mesmo antes, se as cerdas estiverem deformadas;
  4. Use sempre creme dental com flúor e consulte seu dentista para aplicações tópicas de flúor;
  5. A aplicação do selante é recomendada para crianças  e adolescentes,com risco de cárie.
  6. Consulte a cada 6 meses um cirurgião-dentista.
 
 

 




 
Av. Andrômeda, 693 - Ed. Espaço Andrômeda - 4ºandar - Sala 407, Jd. Satélite - Fone (12) 3933-7892 / Fax (12) 3018-0812
Nort info