Luciana Mattiotti Reabilitação Oral
 
  Higienização
Dicas Mais Acessadas

A higienização adequada é muito importante para a preservação da saúde bucal e deve ser iniciada antes que os primeiros dentes apareçam na boca do bebê com gaze umedecida, após aleitamento ou uso da mamadeira e, principalmente, antes de dormir. Quando o primeiro dente aparece na boca, a higienização deve ser feita por meio da escovação.

FIO DENTAL
O fio dental é necessário na higienização bucal, uma vez que limpa as regiões entre os dentes,abrangendo até a área que está sob a gengiva, onde a escova não tem acesso. É importante usá-lo corretamente, de forma delicada, para não ferir a gengiva.

ESCOVAÇÃO
É importante que os pais controlem a escovação de seus filhos, sendo necessária a supervisão contínua.
A escovação deve ser feita às principais refeições e deve- se dar atenção especial à escovação noturna, pois, neste período, a ação bacteriana é mais intensa. Os resíduos alimentares que não forem removidos permanecerão muitas horas em contato com os dentes, favorecendo o desenvolvimento da cárie. A escovação da língua é necessária pois a mesma acumula resíduos alimentares, contribuindo para a deposição de bactérias.

FLÚOR
O flúor é um elemento químico que previne e impede a progressão da doença cárie, pois deixa a estrutura do dente mais resistente.O flúor pode ser usado de duas formas: por ingestão (água de abastecimento) ou através de aplicações locais, por meio da escovação bochechos e aplicação tópica (indicada apenas pelo cirurgião –dentista).

 

Fonte: Manual do professor 2007 - CROSP


 

 




 
Av. Andrômeda, 693 - Ed. Espaço Andrômeda - 4ºandar - Sala 407, Jd. Satélite - Fone (12) 3933-7892 / Fax (12) 3018-0812
Nort info