Luciana Mattiotti Reabilitação Oral
 
  Diabetes e Gengivite
Dicas Mais Acessadas

Como o diabetes afeta meus dentes e gengivas?

Milhões de pessoas sofrem de diabetes. Com uma higienização bucal adequada e um controle do nível de glicose, muitos pacientes diabéticos conseguem manter a boca sadia.
As pessoas com diabetes, em especial aquelas cujos níveis de glicose (açúcar) não são devidamente controlados, são mais propensas a desenvolver doenças gengivais e perder os dentes.
Como toda infecção, a gengivite pode provocar aumento no nivel de açúcar e tornar o diabetes uma doença mais dificil de controlar.
Outros problemas bucais relacionados a diabetes são: infecções causadas por fungos que crescem na boca e ressecamento bucal, que pode causar úlceras, infecções e cáries.
Você precisa de dentes fortes para mastigar. Por isso, é muito importante que faça o possível para mantê-los durante toda a vida.

Como sabe se tenho problemas em meus dentes e gengivas?

Se suas gengivas (o tecido mode ao redor de seus dentes) ficam vermelhas, inchadas ou sangram durante a escovação ou o uso do fio dental, você pode estar no primeiro estágio da doença nas gengivas, chamada gengivite.
A gengivite é causada pela placa bactériana, uma película invisível e pegajosa que se forma sobre os dentes. As bactérias da placa liberam toxinas que irritan as gengivas.
Caso a placa não seja removida pela escovação e o uso de fio dental, ela poderá aumentar e infectar as gengivas , os dentes e o osso que o sustenta. Se não receber o tratamento de um dentista, você poderá perder os dentes.
Os sintomas da gengivite nem sempre são fáceis de detectar e podem ser indolores. por isso, é muito importante visitar um dentista regularmente. esse profissional está capacitado para detectar os primeiros sintomas da gengivite.

Para obter mais informações sobre diabetes e saúde dental, consulte seu dentista ou médico.

 

 




 
Av. Andrômeda, 693 - Ed. Espaço Andrômeda - 4ºandar - Sala 407, Jd. Satélite - Fone (12) 3933-7892 / Fax (12) 3018-0812
Nort info